• JAFUMEGA - RIBEIRA - CD 225

 Os JAFUMEGA começaram discograficamente,  na editora Metro-Som, no ano de 1980, dirigida pelo seu gerente-produtor Branco de Oliveira, que no primeiro álbum “ESTAMOS AÍ”, o grupo agradeceu imenso a disponibilidade desta editora e também pelo entusiasmo e dinamismo do gerente. De facto foi assim que ficou registado nesta capa, p´la vontade de todo o grupo: Entraram na editora, e depois de uma amistosa conversa, deram umas gravações em cassete, para que o Branco de Oliveira ouvisse e resolvesse todo o projeto que o grupo ambicionava (justamente). Depois de ouvida a cassete, o Branco de Oliveira disse: O que é que vocês querem que a Metro-Som faça, além de os convidar para gravarem no melhor estúdio “de então”? Eles, os 6 elementos, agradeceram imenso, e desenvolveu-se rapidamente o lançamento do 1º álbum (estamos aí) em inglês. Houve uma aceitação legítima de toda a imprensa, Rádio e RTP. Pela minha sugestão, disse-lhes que tinha-mos que editar em português um bom single, para que os JAFUMEGA chegassem rapidamente aos TOPs. Passado algum tempo, lá fomos para um novo estúdio com melhor qualidade de som. Gravaram DÁ-ME LUME e RIBEIRA. Houve um pequeno desentendimento no fim da mistura. Os JAFUMEGA apostavam no tema DÁ-ME LUME e quiseram que ficasse no lado A do single “vinil”. O Branco de Oliveira apostava na RIBEIRA. Foi então, que o Branco de oliveira chamou a atenção dos profissionais da Rádio, Televisão e de toda a imprensa, que a RIBEIRA do lado B do single era um tema de sucesso, tanto na música como na inspirada letra. Lá se chegou rapidamente aos 1ºs lugares dos TOPs nacionais e por muito tempo!... Ainda hoje, é um forte clássico da música nacional. Ainda se lançou o single (RUNNING OUT) e logo de seguida, falámos de um próximo LP, que seria o “LATINA-AMÉRICA” e quem sabe, talvez outros, porque o ambiente entre nós, era ótimo!
O Branco de Oliveira marcou o estúdio, o melhor da altura para 15 dias de gravação, a pedido dos Jafumega.
Antes da data da gravação, uns poucos dias, toda a imprensa comunicavam que os JAFUMEGA tinham assinado um contrato com uma outra editora e Multinacional.
A Metro-Som ficou estupefacta e a atitude do Branco de Oliveira foi ficar no silêncio e deixar andar “o barco ou melhor, a vida!”.
Este gerente fez o melhor, pelo excelente grupo. Em todo o País, conheciam e bem estes maravilhosos artistas.
Foi assim: Passados meses, o Branco de Oliveira, recebeu um telefonema do Luis Portugal (o exímio vocalista do grupo), a dizer o seguinte: Oh meu amigo Branco, em nome de todo o grupo JAFUMEGA, queremos voltar de novo para a METRO-SOM. Com as nossas fortes desculpas, agradecemos todo o bem que nos foi dedicado e estamos prontos, para as exigências que nos forem solicitadas.
A resposta do Branco de Oliveira foi, NÃO! A mágoa desta atitude, nos dias de hoje seria diferente. Na Metro-Som há de facto, saudades de todos os elementos, que são enormes valores da musica portuguesa. Bem hajam com a vossa união e com o vosso real valor para bem de Portugal.
Na (voz) o Luis Portugal, na (guitarra) o Mário Barreiros, nos (teclados e voz) o Eugénio Barreiros, no (Saxofone e teclados) o
José Nogueira, no (baixo) Pedro Barreiros e na (bateria) Álvaro Marques.
A Metro-Som continua a pensar que o JAMUMEGA será sempre
um dos melhores grupos da música portuguesa.
Para bem de todos, recebam um forte abraço do Branco de Oliveira e está pronto para os receber de novo. O castigo para todos nós foi enorme!

 »     RIBEIRA

»      DÁ-ME LUME    

  • There you are
  • My Daddy's Rock
  • Dino's Night
  • Keep your girl
  • Yake to me
  • Zugueira
  • Another Story
  • Can't say goodbye to me
  • Running out
  •  

    Inserir um Comentário

    Obs: HTML não é suportado!
        Fraco           Bom

    JAFUMEGA - RIBEIRA - CD 225

    • Código do produto: 225
    • Disponibilidade: Em Stock
    • 0,00€

    • Taxas não incluidas: 0,00€